
Angiografia Cerebral

O Procedimento
Trata-se do principal exame quando se fala de doenças neurovasculares.
A angiografia cerebral, popularmente conhecida como cateterismo cerebral, é um exame que, normalmente, inicia-se com um acesso femoral e se introduz cateteres na artéria femoral para fazer o estudo dos vasos cerebrais. Por isso é conhecido pelo nome de cateterismo
.
É um exame realizado no hospital, no setor da hemodinâmica. Os principais centros do país fazem esse exame com o acompanhamento de um anestesista para trazer segurança e conforto para o paciente. Tem duração de 40 a 60 minutos e há necessidade de observação de 3 a 4 horas no hospital antes da alta hospitalar.
Mesmo sendo considerado um procedimento relativamente seguro, a angiografia cerebral envolve o cateterismo arterial carotídeo e vertebral e, por isso, traz um pequeno risco de complicações neurológicas. Sendo assim, sempre fazemos um exame de imagem não invasivo antes para avaliar a real necessidade da angiografia.
Apesar dos avanços desses exames não invasivos para o estudo da vascularização do sistema nervoso central e das lesões da cabeça e do pescoço, a angiografia cerebral continua sendo o padrão ouro pra o estudo de patologias como o aneurisma cerebral, estenoses extra e intracranianas e as malformações arteriovenosas. Além disso, é por meio das técnicas utilizadas na angiografia cerebral que hoje podemos realizar o tratamento de aneurismas cerebrais rotos de urgência e o tratamento do AVC isquêmico na fase aguda, obtendo ótimos resultados.